É importante o brasileiro perceber que nosso país está em um momento histórico muito favorável: inflação sob controle e com perspectiva de se manter sob controle ao longo de 2020; taxas de juros nominais no menor patamar histórico; geração líquida 664 mil empregos em 2019; economia está dando sinais de recuperação, ainda que tímidos.
Mas para o brasileiro comum e para as empresas, como isso pode ajudar a chegar no final de 2020 em melhores condições financeiras que em 2019? Bem, as taxas de juros menores permitem que o brasileiro e as empresas não somente renegociem dívidas antigas a juros mais baixos e com prazos maiores, mas também possam captar recursos a custos menores para projetos de vida (aquisição da casa própria, por exemplo) ou para projetos de crescimento (ampliação do negócio, desenvolvimento de produtos, etc.).
A inflação sob controle evita que os gastos essenciais como: alimento, transporte, saúde, vestuário, educação, luz, água, tenham aumentos excessivos, o que ajuda o brasileiro a manter o dinheiro no bolso. E isso beneficia as empresas também? Beneficia em muito. Os índices inflacionários são os principais gatilhos de reajuste de despesas administrativas e custos operacionais, como logística, matéria-prima, energia etc. A inflação sob controle beneficia o trabalhador e a empresa.
Outro benefício dos juros baixos e inflação sob controle é que investidores, pessoas físicas ou jurídicas, devem hoje buscar alternativas de investimento para rentabilizar melhor seu capital. Enquanto antigamente os investidores obtinham rentabilidades nominais de 1% ou mais sem precisar “suar a camisa”, hoje, isso não é mais uma realidade comum. Investidores precisam pesquisar e analisar cuidadosamente e criteriosamente produtos financeiros para investir. Além disso, os investimentos em projetos da economia real começam a ficar mais atrativos. Desde investimentos na ampliação do negócio já existente à investimentos em projetos de infraestrutura, com longos períodos de maturação, começam a ficar atrativos e a entrar no radar de investidores. Isso é importante porque esses investimentos geram empregos, estimulam a economia, atraem novos investimentos e criam um ciclo virtuoso de crescimento.
Enfim, 2020 não está somente com cara de ano novo, mas está acima de tudo dando esperanças às pessoas e às empresas de que este pode sim ser o ano onde as coisas vão começar a andar para frente e o crescimento não vai ser somente uma “expectativa” de algum órgão de planejamento econômico do governo ou internacional, mas experimentado na vida real das pessoas.
Alexandre Cancian Bajotto. Assessor de Investimentos Sócio da Saron Investments, credenciada à XP Investimentos. Mais de 20 anos de experiência na área de Mercado de Capitais, Finanças, Estratégia, Desenvolvimento de Novos Negócios e Gestão e Avaliação de Projetos no Brasil e exterior. Professor de cursos de pós-graduação, graduação, extensão e palestrante. Mestrado em Administração pela University of Michigan (2009), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), Pós-Graduação em Administração Hospitalar e Negócios em Saúde pela PUC/RS-IAHCS (2000) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1995).
Alexandre Bajotto é consultor e parceiro Rei Davi na área de investimentos.